quinta-feira, dezembro 08, 2005

Re: PO de 30 nov

> Em 02/12/2005 13:56:35, Marcelo Furtado Madruga havia escrito:
>
> Bem, eu acho que já foram expressadas as criticas quanto à qualidade das aulas. Eu concordo com todos em todos os pontos citados. Não foi apenas a matéria de Banco de Dados que foi comprometida pela falta de didática e estrutura, posso citar Redes e outras também.
>
> Eu já atuo no mercado como desenvolvedor para web e eu tinha esperança de poder abranger os meus conhecimentos em banco de dados neste ano, aprender novas técnicas e as aplicações delas (na prática) ao invés de calcular o custo de uma busca e construir árvores, não falo que isso não seja importante, mas que deveríamos ver onde e como é aplicado tudo aquilo que foi passado. Já fiz várias entrevistas de emprego e nunca me perguntaram como construir uma árvore canônica (bd2) ou se eu sabia detalhadamente todos os protocolos de rede.
>
> Agora, quem nunca viu um SGBD na vida vai sair do curso sem saber construir, na prática, um banco de dados. A mesma coisa eu digo de redes, quem nunca viu redes na vida, saiu do curso sem saber montar uma rede ponto a ponto. Mas, infelizmente, aprendemos um monte de” bla bla bla” teórico...
>
> Não é apenas culpa dos professores, mas sim também do departamento que não oferecer estrutura pras aulas práticas, e por último de nós acadêmicos que ficam quietos esperando uma solução cair do céu.
>
> A situação é a seguinte, os professores fingem que ensinam e nós acadêmicos fingimos que aprendemos.
>
> Marcelo Madruga

1 Comments:

At 08 janeiro, 2006 23:36, Blogger Eduardo[Ruivo] said...

"Já fiz várias entrevistas de emprego e nunca me perguntaram como construir uma árvore canônica (bd2) ou se eu sabia detalhadamente todos os protocolos de rede."

Bem, quanto a mim, sim, posso dizer que já perdi um emprego MUITO bom por não saber, não todos, mas muito dos protocolos de rede. Então, reclamar disso é chover no molhado. Imagina se o curso de AS ou CC tivesse que ser personalizado para cada aluno? Impossível! Pra isso que existem Certificações CISCO, JAVA, MSCE, pra que cada um, depois dos conhecimento básicos, se aprofunde nas áreas que quiser, seja ela montar redes, programar JAVA, ser especialista em ORACLE.

E em uma entrevista ninguém vai perguntar se você sabe montar uma B-Arvore ou Otimizar buscas complexas num SGBD, mas no momento em que vc está trabalhando numa empresa, e com esses conhecimentos adquiridos, melhora o produto e faz com que a empresa se torne lider de mercado ou numa posição de destaque, com certeza isso não passará despercebido e você receberá os méritos.

 

Postar um comentário

<< Home